Doces e Licores Conventuais

“Cinco Séculos À Mesa – 50 Receitas Com História”

“Cinco Séculos À Mesa – 50 Receitas Com História” (2016)

De Guida Da Silva Cândido

 

A obra "Cinco Séculos à Mesa", de Guida Cândido, foi distinguida como Livro do Ano pela Portugal Cookbook Fair, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa. O júri, presidido por Maria de Lourdes Modesto, Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp, Alexandra Prado Coelho, jornalista, Teresa Vivas, cronista, e o chefe de cozinha Pedro Sommer Ribeiro.

A identidade da cozinha portuguesa, os pratos nacionais e regionais, são relativamente recentes em termos históricos. Mas, embora as práticas gastronómicas, os gostos culinários e as técnicas de confeção dos alimentos tenham evoluído ao longo dos tempos, muito do que comemos hoje é herança de um passado remoto, pelo que é possível, em pleno século XXI, preparar uma receita com quinhentos anos e saboreá-la em nossas casas. Este é o propósito do presente livro que, apresentando-nos o caminho traçado pela História da Alimentação, propõe que peguemos em cinco obras clássicas entre os séculos XV e XX e recriemos nas nossas modernas cozinhas uma bateria de cinquenta receitas deliciosas, incluindo entradas, pratos de peixe e carne, sobremesas, refrescos, e muito mais.

Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975, licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1997, e, em 2014, concluiu o Mestrado em Alimentação -Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma faculdade, com a dissertação "Comer como Uma Rainha: estudo de um livro da Casa de D. Catarina de Áustria".

PROGRAMAÇÃO