Doces e Licores Conventuais

Uma História Doce | Espetáculo Video Mapping

“UMA HISTÓRIA DOCE” | VIDEO MAPPING

VÍDEO MAPPING MONUMENTAL, ALUSIVO AOS 20 ANOS DA MOSTRA INTERNACIONAL DE DOCES E LICORES CONVENTUAIS, NA FACHADA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Para a celebração da vigésima edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o Mosteiro de Alcobaça irá receber um vídeo mapping monumental que irá dar vida, cor e animação ao transformar os 200 metros da sua fachada histórica num livro de receitas encantado.

Um espetáculo que conta com a colaboração da comunidade alcobacense através da  Academia de Dança de Alcobaça e da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, resultante de filmagens realizadas pelo ateliê OCUBO no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro.

Neste livro mágico, enriquecido com património artístico e gastronómico dos Mosteiros de Coz e de Alcobaça, os ingredientes e utensílios ganham vida através dos movimentos dos atores virtuais.

As monjas cistercienses vão-nos conduzir por este mundo mágico, num musical dinâmico e cheio de vida que irá contar como se confecionavam as receitas conventuais mais conhecidas de Alcobaça. Nesta história estarão presentes igualmente os monges cistercienses que nos mostraram o cultivo e uso das ervas medicinais para os licores.

Para completar a nossa história doce, uma orquestra colorida vai representar os vários ingredientes das receitas que se misturam em animações divertidas e impactantes que irão enaltecer este monumento classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, destacando o seu património histórico e imaterial.

LUGARES PATRIMÓNIO MUNDIAL DO CENTRO DE PORTUGAL é uma iniciativa que procura dinamizar os monumentos Património Mundial da Humanidade localizados na região Centro: os mosteiros de Alcobaça e da Batalha, a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia e o Convento de Cristo, em Tomar. A primeira edição deste projeto trouxe a Alcobaça, em 2017, vários espetáculos inesquecíveis junto do Mosteiro de Alcobaça (Lúmen e alguns espetáculos inseridos nos festivais Cistermúsica e Gravíssimo).

Em 2018, no Ano Europeu do Património Cultural, a operação Lugares Património Mundial do Centro já trouxe ao Mosteiro de Alcobaça três grandes espetáculos que promoveram o cruzamento da Música com o Património no âmbito do festival Cistermúsica: no dia 12 de julho, "A Sagração da Primavera", o concerto sinfónico da Orquestra Estágio Gulbenkian, no dia 26 de julho, e o bailado "Murmúrios de Pedro e Inês", no dia 29 de julho. Ainda este ano, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no âmbito da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que este ano celebra 20 anos, Alcobaça receberá na imponente fachada do Mosteiro um monumental espetáculo de vídeo mapping, alusivo ao legado gastronómico deixado pela Ordem de Cister, nomeadamente os doces e os licores, receitas de enorme riqueza gastronómica deixadas pelos monges e monjas que habitaram durante oito séculos a nossa região.

A Câmara Municipal desenvolveu esta ideia com OCUBO, tendo em conta a importância monumental e turística do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, obra-prima do génio criativo da humanidade, para celebrar esta herança junto da população com um espetáculo multimédia na cidade de Alcobaça.

A operação Lugares Património Mundial do Centro é promovida e coordenada pela Turismo Centro de Portugal em colaboração com os municípios de Alcobaça, da Batalha, de Coimbra e de Tomar, a Universidade de Coimbra e em parceria com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural e da Direção regional de Cultura do Centro. Este projeto conta ainda com a parceria estratégica da Comissão de Coordenação Regional da Região de Centro, sendo um projeto cofinanciado no âmbito do programa Centro 2020.

Datas /horário:

Quinta, 15 nov.: 20h, 21h, 22h e 23h