Doces e Licores Conventuais

A Mostra

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais está de volta!

 

ALCOBAÇA, CIDADE DOS DOCES CONVENTUAIS

 

De 17 a 20 de novembro Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.

Em pleno Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das 7 Maravilhas de Portugal, poderá degustar o melhor receituário conventual que anualmente é colocado ao dispor dos visitantes da Mostra.

Alcobaça tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

Durante 4 dias, o Mosteiro acolhe mais de trinta participantes nacionais e internacionais. Este ano, volta a ter a participação especial da: Abadia de Herkenrode, localizada em Hasselt (Bélgica) - fundada em 1182 - que levará até Alcobaça a sua cerveja conventual belga; do Mosteiro de Sta. Maria do Sobrado (Espanha); e da Abadia de Fécamp (França).

A Mostra irá contar com a presença da Ordem de Cister, Ordem de Santa Clara, Ordem de São Bento e, pela primeira vez, da Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto, que trará as suas “compotas com choco-late” e as “rosáceas de Bande”.

Seja bem-vindo à Cidade dos Doces Conventuais!

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

DESTAQUE DA EDIÇÃO 2016

  

UNIVERSALIS | Video Mapping Imersivo 360º | Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
17 a 20 novembro – das 19h às 23h.
Produzido pelo atelier OCUBO
Entrada Livre

Venha descobrir a grandiosidade da Criação!

No âmbito da XVIII Mostra Internacional  de Doces & Licores Conventuais a Câmara Municipal de Alcobaça volta a apresentar um espetáculo multimédia monumental, este ano com a novidade de ser em 360º, imersivo e contemplativo, através de projeções video mapping no interior da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e sobre os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro.

O principal enfoque estará na Nave Central e no Altar, mostrando temas que são simultaneamente bíblicos e universais, como a Civilização, Espiritualidade ou o Universo. Através da utilização de património bíblico e de iluminuras será criado um ambiente de luz e de cor que transportará para uma experiência reflexiva sobre os temas universais que fazem parte de nós nas suas mais variadas vivências.

UNIVERSALIS promete ser uma experiência audiovisual, emocional e espiritual que levará o espectador por uma viagem aos temas universais, desde a Criação do Homem, à Evolução da Civilização entre outros episódios históricos e bíblicos.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

NOVIDADES

 

- Presença  da Comitiva em representação oficial da geminação com Alcobaça da Bahia (Brasil);

 

- Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto que trará as suas “compotas com chocolate” e as “rosáceas de Bande”.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

ORDENS RELIGIOSAS PRESENTES

 

Ordem de Cister, Ordem de Santa Clara, Ordem de São Bento e Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

DOCES E LICORES PRESENTES NA MOSTRA

 

Entre muitas outras iguarias destacam-se:

Cornucópias (Alcobaça), Pão-de-Ló de Alfeizerão (Alcobaça), Pastéis de Santa Clara (Coimbra), Brisas do Liz (Leiria), Licor de Ginja (Alcobaça), Licor de Singeverga (Roriz – Santo Tirso), D. Rodrigo (Portimão), Pão de Rala (Alentejo), Trouxas do Mondego (Tentúgal), Pudim Abade de Priscos (Braga).

Participação especial: estará presente, uma vez mais, a cerveja conventual belga, reconhecida pela Federação Belga de Cervejeiros, designa-se cerveja da Abadia Belga “Herkenrode Tripel”, da Abadia de Herkenrode, em Hasselt, fundada em 1182.  Em 2011, recebeu o prémio ouro do International Institute for Quality Selections “Monde Selection”.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Participantes
  • Espaços
  • Prémios
  • Júri

PROGRAMAÇÃO