Programa
Programa da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça
Programa da 26ª Edição
A Claraval apresenta a exposição SoundMade Ceramics, onde o som se transforma em arte.
Através de um algoritmo inovador que converte frequências sonoras em formas tridimensionais, cada peça desta exposição é moldada pelas vibrações únicas da voz humana. Este conceito pioneiro funde tecnologia inovadora com produção tradicional de cerâmica, dando origem a peças ímpares que não só captam a essência de uma experiência auditiva, como a traduzem em formas tangíveis e expressivas.
No coração da exposição estão duas coleções:
- Coleção Mosteiro, criada através da voz da cantora Sónia Tavares e
- Coleção Mia, em colaboração com a jovem cantora Mia Benita. Ambas refletem a fusão única entre som, forma e emoção.
No emblemático Mosteiro de Alcobaça, estarão em exibição 4 peças da Coleção Mosteiro, intimamente ligadas ao local, uma vez que foram moldadas a partir da voz da Sónia Tavares, gravada neste espaço sagrado. Além disso, 2 peças da Coleção Mia também farão parte desta exposição, trazendo um toque contemporâneo e vibrante ao ambiente histórico.
Coincidente com a Mostra dos Doces Conventuais a exposição SoundMade Ceramics tem continuação no Armazém das Artes, onde estará disponível uma coleção mais vasta, convidando os visitantes a explorar a profunda ligação entre som e cerâmica.
Integrada na Mostra, a exposição “LÚMEN – Uma História de Amor” proporciona uma oportunidade para apreciar de perto as marionetas gigantes que deram vida ao aclamado espetáculo produzido pela companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos.
LÚMEN é um espetáculo de grande escala que envolve a comunidade e as instituições locais, numa celebração de luz, música e movimento. A narrativa, inspirada na história e no património de Alcobaça, revela-se através de personagens imponentes com cinco metros de altura, cujos corpos são adornados com detalhes que evocam os doces tradicionais como as Grades de Alcobaça. Este projeto é a maior criação original da companhia, envolvendo dezenas de pessoas na sua conceção e execução.
A exposição permitirá ao público admirar estas marionetas monumentais que iluminaram 18 noites de espetáculos tanto em Portugal como em Espanha, celebrando o talento local e o legado de uma das maiores produções de teatro de marionetas feitas em Portugal.
A exposição continua a sua jornada, após a estreia no Museu de Arte Popular, em Lisboa, passa pelo Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.
Esta mostra reúne um total de 90 fotografias, expostas com moldura e vidro, e está dividida entre dois grandes projetos arquitetónicos:
- O projeto de Siza Vieira, capturado em preto e branco pelo fotógrafo António Júlio Duarte.
- O projeto de Souto Moura, documentado em cores por André Príncipe.
A exposição oferece uma visão única das obras destes dois premiados arquitetos portugueses, destacando não apenas a monumentalidade das suas criações, mas também o olhar artístico dos fotógrafos que as registaram.
A exposição “Siza + Souto Moura” é uma oportunidade imperdível para os amantes da arquitetura, da fotografia e da arte em geral, proporcionando uma perspetiva da grandiosidade e genialidade da pena humana em diálogo com a espiritualidade dos seus criadores monásticos.
Todos os dias a partir das 18h00.
(excepto durante os momentos musicais no Claustro)
Horários
14 novembro: 18h-19h30 e 19h50-21h20
15 e 16 novembro: 19h30-21h e 21h15-22h45
17 novembro: 15h-16h30 e 16h50-18h20